top of page
Psicólogo de Divinópolis
Mandala Insta 01.png

PSICOTERAPIA

Ao procurar um psicólogo para fazer terapia, é comum que as pessoas não saibam exatamente o que esperar da consulta e do profissional. Muitas dúvidas existem e para facilitar esse entendimento listei alguns pontos relevantes sobre o assunto:

1- O que é a psicoterapia?

A psicoterapia é o processo terapêutico realizado por um psicólogo . A terapia é muito mais do que falar com alguém sobre problemas ou dificuldades. Ela se constitui numa relação profissional entre um terapeuta e um cliente, que tem por base princípios e técnicas da Psicologia, o que a diferencia dos relacionamentos com amigos ou familiares.

A terapia leva o indivíduo a ter uma maior percepção de si e do mundo, bem como seus comportamentos, pensamento, sentimentos e das consequências que isso tem em sua vida pessoal.

 

O objetivo final do psicoterapeuta será ajudar o cliente a assumir o controle da sua vida e a responder a situações desafiadoras de forma ajustada.

2- Porque devo procurar psicoterapia?

Muitas pessoas podem se beneficiar de um processo de psicoterapia. Não existe um único motivo que justifique as pessoas procurarem um psicólogo. Abaixo cito algumas dos motivos que levam as pessoas a psicoterapia:

– Desejo de fazer mudanças positivas na vida;
– Dificuldade com relacionamentos;
– Desempenho mau no trabalho, faculdade ou escola;
– Sentimento de desequilíbrio com relação à vida;
– Desejo de rever e recomeçar a própria vida;
– Desenvolvimento pessoal;
– Traumas por sequestro, assalto, acidente, entre outros transtornos;
– Ansiedade;
– Pânico;
– Estresse;
– Abuso físico, sexual ou emocional;
– Depressão;
– Perda de sentido em relação à vida;

3- Quanto tempo dura uma sessão?

Em geral, as sessões de psicoterapia duram 45/50 minutos. A frequência das sessões e a duração do processo terapêutico dependem das necessidades particulares e dos objetivos de cada pessoa e deverão ser negociados com o psicólogo.

 

Em geral, é recomendável que a psicoterapia realize-se em pelo menos um encontro semanal, podendo  ser mais ou menos do que isso, conforme a necessidade.

4- O que eu digo na sessão é sigiloso?

Todo conteúdo de todas as sessões são trabalhados de forma sigilosa, sendo que os dados da história do paciente que forem relatados não são revelados a ninguém.

É importante esclarecer que no caso de crianças e adolescentes, combina-se previamente com os pacientes o que deve ou não deve ser comentado posteriormente nas sessões com os pais ou responsáveis. Isto é, o que é contado nas sessões não é repassado aos pais, a não ser que haja consentimento do adolescente. Sendo assim, se você é menor de idade, quer fazer terapia e tem receio. Não se preocupe, saiba que seu sigilo e sua privacidade serão garantidos.

Siga-me no instagram

bottom of page